Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Estamos Juntos em várias atividades do dia-a-dia, especialmente na cozinha. Tenho dedicado boa parte do meu tempo criando receitas deliciosas e muito saudáveis da cozinha vegetariana estrita. Conheça algumas dessas receitas, dicas de leitura entre outros assuntos que envolvem meu ministério pessoal. Visite e inscreva-se também no meu canal do Youtube https://www.youtube.com/c/MelissaBarcelosoficial?gl=BR
01/08/21 Empadão de Milho

Que tal um prato diferente e cheio de detalhes? Este EMPADÃO DE MILHO é delicioso, lindo e, por mais que seja elaborado, é muito fácil de fazer! Vamos fazer juntos?

INGREDIENTES:

Massa  (é a mesma receita do MINI CRACKER)

2 xíc. de grão-de-bico bem cozido

1 xíc. de farinha de aveia

1 col. (s) de pasta de amendoim

1 col. (s) de orégano

Sal a gosto (já cozinhei meu grão-de-bico com caldo de legumes caseiro e sal)

Recheio  (é a mesma receita do MILHO VERDE TEMPERADO)

3 xíc. de milho verde fresco (4 espigas)

1 xíc. de caldo de legumes caseiro

Alho-poró a gosto

Orégano a gosto

Cebolinha a gosto

Sal a gosto

5 col. (s) de caldo de legumes caseiro

3 col. (s) de farinha de aveia

 

PREPARO:

Massa  

Levei todos os ingredientes ao processador por alguns minutos até triturar e misturar bem. Se não tiver processador, pode amassar o grão-de-bico com um garfo e ir misturando com os demais ingredientes. Coloquei a massa em um bowl e misturei com as mãos para incorporar um pouco mais. Para abrir a massa, peguei um saquinho de plástico (desses de congelador) e cortei dois lados dele com uma tesoura, fazendo um retângulo para cobrir a bancada. Coloquei a massa por cima de metade desse retângulo, cobri com a outra metade e fui abrindo a massa com a ajuda de um rolo, dos dois lados, para ficar bem fininha.

Recheio  

Comecei dourando o alho-poró sem adição de óleo. Se ele grudar na panela, é só colocar um pouquinho de água ou caldo de legumes. Adicionei o milho verde, o caldo de legumes, o sal e o orégano. Mexi um pouco, tampei a panela e deixei cozinhar por 10-15min. Enquanto isso, misturei a farinha de aveia com as 5 col. (s) de caldo de legumes e reservei. Após o tempo de cozimento do milho, coei essa mistura em uma peneira e adicionei à receita. Coloquei a cebolinha e refoguei por mais 2 minutos.

Montagem  

Forrei uma fôrma de fundo removível com a massa aberta. Fui moldando as laterais de forma delicada para não desmanchar a massa e deixar as bordas do empadão mais grossinhas. Adicionei todo o recheio de milho verde. Fechei o empadão com tiras de massa na horizontal e na vertical, dando um efeito “xadrezinho”. Com a massa restante, fiz umas folhinhas, montei uma flor e modelei bolinhas para decorar. Use a sua criatividade para fazer um empadão lindo!

Levei o empadão ao forno por 30-35 min a 200ºC. Girei a fôrma de vez em quando para assar por igual. Esperei esfriar e desenformei. Delícia!

Confira o passo a passo dessa receita em vídeo aqui e experimente outras preparações deliciosas na seção Pratos Salgados do blog. Confira também a playlist Sabor Saúde no meu canal do YouTube!

Se gostou da receita, faça o seu EMPADÃO DE MILHO e poste no Instagram, marcando o meu perfil (@melissabarcelos) e use #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no blog.

Melissa Barcelos - Empadão de Milho

Melissa Barcelos - Empadão de Milho    Melissa Barcelos - Empadão de Milho    Melissa Barcelos - Empadão de Milho

PROPRIEDADES DO GRÃO-DE-BICO:

Pertencente à família das leguminosas, o grão-de-bico é um alimento rico em proteína e ferro. Seu consumo previne doenças cardíacas, pois ele contém alto teor de fibras, ômega 3 e magnésio. O grão-de-bico possui índice glicêmico baixo, sendo indicado para prevenir e controlar a diabetes. É também rico em cálcio, potássio e vitamina K, nutrientes que fortalecem os ossos. Além desses benefícios, o vegetal possui vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, ácido fólico e saponina, sendo, por isso, um alimento capaz de prevenir cânceres.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/20/grao-de-bico-ajuda-a-melhorar-o-humor-conheca-os-beneficios-da-leguminosa.htm

por melissa
< >
23 Out
Brasília - DF +info
19h00 - Caravana Novo Tempo
Caravana Novo Tempo
Convidados: Melissa Barcelos e Pr. Luis Gonçalves
Dias: 23 e 24/10 (sáb e dom)
Local: a confirmar
Realização: Associação Planalto Central (APlaC)
Veja o Mapa
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo.

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com este uso