Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Estamos Juntos em várias atividades do dia-a-dia, especialmente na cozinha. Tenho dedicado boa parte do meu tempo criando receitas deliciosas e muito saudáveis da cozinha vegetariana estrita. Conheça algumas dessas receitas, dicas de leitura entre outros assuntos que envolvem meu ministério pessoal. Visite e inscreva-se também no meu canal do Youtube https://www.youtube.com/c/MelissaBarcelosoficial?gl=BR
04/02/21 Croquete de Aipim

Quem não gosta de um CROQUETE DE AIPIM quentinho? O tradicional bolinho é muito querido e nós aqui também amamos. Nada melhor que uma versão sem ingredientes de origem animal e sem fritura em óleo para o seu lanche da tarde!

INGREDIENTES:

4 xíc. de aipim cozido e amassado
1/2 xíc. de sementes de girassol tostadas
2 col. (s) de linhaça dourada ou marrom
3 col. (s) de cebolinha picada
4 col. (s) de cebola roxa ou branca picada
3 col. (s) de salsinha picada
3 col. (s) de alho poró picado
1/2 col. (s) de orégano
Sal a gosto

Cozinhei o aipim com caldo de legumes caseiro e sal, tirei os fiapos do centro e amassei com um garfo. Deixei-o bem sequinho para esta preparação. As sementes de girassol foram levemente tostadas em uma frigideira por cerca de dois minutos (mexendo sempre).

PREPARO:

Com o liquidificador seco, triturei as sementes de girassol e linhaça até obter uma farinha. Não é necessário que todas as sementes estejam completamente trituradas; alguns grãozinhos soltos podem dar uma crocância a mais no bolinho.

Coloquei a farinha das sementes em um bowl e adicionei os demais ingredientes. Misturei com as mãos até obter uma massa homogênea e, em seguida, modelei os bolinhos do mesmo tamanho para dourarem por igual. Caso fique grudando nesse momento, é só lavar as mãos para retirar o excesso e continuar modelando.

Finalmente, coloquei os croquetes na fritadeira elétrica a 200ºC por 25 minutinhos. Você também pode colocar em uma fôrma antiaderente e levar ao forno (200ºC) por 25-30 minutos, virando na metade do tempo. Prontinho!

Super fácil, não é? E você pode congelar os croquetes antes de assar/fritar para tê-los à mão em outros momentos.

Aí vai um segredo: para mantê-los bem crocantes, sirvo assim que estiverem prontos. Vão do forno ou da fritadeira direto para a mesa, quentinhos e saborosos!

Amo servir os bolinhos com a Guacamole, com o Requeijão Vegano ou até com a Maionese de Abacate. Esses complementos deixam o lanche ainda mais especial!

Confira o passo a passo dessa receita em vídeo aqui. Se quiser mais preparações deliciosas, dê uma olhadinha nas receitas do blog ou da playlist Sabor Saúde no meu canal do YouTube.

Se gostou da receita, faça o seu CROQUETE DE AIPIM e poste no Instagram, marcando o meu perfil (@melissabarcelos) e use #dicamelissabarcelos.

Melissa Barcelos - Croquete de Aipim

Melissa Barcelos - Croquete de Aipim

PROPRIEDADES DO AIPIM:

 

O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, é uma raiz que possui grande valor nutricional. É uma excelente fonte de energia: o aipim cozido possui 30% de carboidratos em sua composição. Possui alto teor de amido resistente, que aumenta a sensação de saciedade e evita picos de açúcar no sangue. Sua abundância de fibras ajuda a regular o trânsito intestinal, contribuindo para o aumento dos níveis de serotonina – neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Além disso, o aipim contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C e vitaminas do complexo B. Para o correto aproveitamento de seus benefícios, prefira consumir o aipim cozido.

 

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/16/mandioca-ajuda-na-digestao-conheca-9-beneficios-desse-alimento.htm

por melissa
< >

Warning: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/storage/e/40/ab/melissabarcelos2/public_html/admin/agenda_class.php on line 346
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo.

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com este uso